Pudim

MPMS vai a julgamento no Conselhão por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Atuação do órgão foi alvo de inspeção extraordinária da Corregedoria Nacional

Por Gabriel Maymone em 19/09/2025 às 12:00:59
Atuação do MPMS, sob comando de Romão Júnior, é alvo da Corregedoria (Divulgação)

Atuação do MPMS, sob comando de Romão Júnior, é alvo da Corregedoria (Divulgação)

Relatório final de inspeção extraordinária feita pela corregedoria nacional sobre atuação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em processos de violência doméstica vai a julgamento na sessão da próxima terça-feira (23), no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

O feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, em 12 de fevereiro deste ano, escancarou falhas em toda a rede de segurança pública que deveria proteger mulheres vítimas de violência doméstica, inclusive com processos travados nas promotorias de Justiça, Núcleos e Centros de Apoio Operacional que atuam na defesa da mulher em situação de violência doméstica e familiar na comarca de Campo Grande.

Assim, a Corregedoria Nacional instaurou correição extraordinária para apurar falhas na atuação do MPMS sobre o tema, com objetivo de verificar o funcionamento e a regularidade da atuação desses órgãos, garantindo a eficiência dos serviços prestados à população. Caso sejam identificadas irregularidades ou novas informações relevantes, a Corregedoria poderá instaurar expedientes disciplinares autônomos.

Então, a ação ocorreu entre os dias 17 e 28 de março de 2025, em formato virtual, e de 24 a 28 de março de 2025, presencialmente.

Comunicar erro
KARLA

Comentários

Liandra